top of page

CONHEÇA OS ENTREVISTADOS

Adelino Gomes

Jornalista

Adelino Gomes (n.1944). Figura de referência do jornalismo português do último meio século, com atividade regular na rádio, na televisão e em jornais. É um repórter do 25 de abril de 1974, do 11 de março de 1975 e do começo da invasão indonésia de Timor. Contou guerras, do Afeganistão ao Golfo. É autor de vários livros. Doutorado em Sociologia e pós-graduado em Jornalismo é investigador do CIES-IUL.

Ana Leal

Jornalista/Docente

Ana Leal – um nome sonante do Jornalismo. Conhecida pelos seus processos e por desafiar a burocracia e os líderes de informação. A defensora acérrima da Liberdade de Imprensa aponta uma crise profunda no Jornalismo e condicionalismos que fazem lembrar o Estado Novo. Jornalista de investigação na TVI, sentiu na pele a falta de liberdade quando, em 2013, lhe foi retirado tempo de antena e foi consequentemente impedida de entrar na TVI, no decorrer de 

um processo disciplinar.

Carlos Magno

Jornalista

Carlos Magno (n.1955). Este jornalista que se especializou em Filosofia da Comunicação é. desde 2011, presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora da Comunicação Social. O percurso profissional é marcado pela análise política. Integrou a redação da Antena 1, da TSF, do DN e do Expresso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Francisco Pinto Balsemão

Político/Jornalista

De político a jornalista, a carreira de Francisco Pinto Balsemão dispensa quaisquer apresentações. Apesar de ser militante número um do PSD e antigo primeiro-ministro, o fundador do Expresso e da SIC diz que se sente inteiramente jornalista e não é apenas por possuir carteira profissional. Aos 78 anos, Pinto Balsemão diz que a liberdade de imprensa existe mas que é necessário garantir a sua viabilidade económica para que a qualidade do jornalismo praticado não comece a descer.

Please reload

João Miguel Tavares

Jornalista

João Miguel Tavares nasceu em Portalegre em 1973. É jornalista, escritor, e comentador político. Passou pelo curso de Engenharia Química, no Instituto Superior Técnico, mas deixou-o para se ir licenciar em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Foi jornalista e editor executivo no Diário de Notícias, colunista no Correio da Manhã e diretor adjunto da Time Out. Mantém o blogue "Pais de Quatro" sobre as suas experiências pessoais com os filhos e já publicou livros sobre crianças e família. Atualmente, escreve crónicas no Público e faz comentário político no "Governo Sombra" (TSF e TVI24).

Manuel João Vieira

Músico

É músico e compositor. É professor na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.Fundador e vocalista das bandas Ena Pá 2000, Irmãos Catita e Corações de Atum, criou e encarnou diversas personagens em palco, como Lello Universal, Orgasmo Carlos, Catita, entre outros. Recentemente uma sua biografia fictícia foi alvo de uma série de seis episódios intitulada Mundo Catita, transmitida em exclusivo na RTP2, em 2008, editado em DVD, em 2009 e, exibida na SIC Radical em Dezembro de 2010.Foi um dos proprietários do Cabaret Maxime, junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa.Anunciou a sua candidatura a Presidente da República Portuguesa, em 2011 e em 2016.

Pedro d'Anunciação

Jornalista

Pedro d'Anunciação (n.1953). Entrou como jornalista para a redação do Expresso no ano revolucionário de 1975. Perspicaz analista político e estudioso de assuntos internacionais, permaneceu 14 anos no semanário fundado por Francisco Pinto Balsemão. Foi depois conselheiro de imprensa na embaixada de Portugal em Madrid.

 

 

 

Please reload

Rui Lopes

Professor/Tradutor/Encenador

Rui Lopes nasceu em Santarém em 1974. Depois da sua juventude rebelde em que fazia parte de uma banda punk, Rui estudou literatura na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e tirou mestrado em Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Para além de ser professor e tradutor, formou um grupo de teatro juvenil – An!mal, em Santarém. Actualmente coordena o Laboratório de Criação Teatral no Teatro Sá da Bandeira, e alguns projectos como o Ciclo Criação e Linguagem que junta performers e artistas em conversas em palco.

Vítor de Sousa

Actor

Vítor de Sousa é um dos nomes mais experientes do teatro português. Com mais de 50 anos de carreira, tem como grande referência Eunice Muñoz. Para ele, o teatro tem que deixar as pessoas felizes.

Please reload

Carlos Cruz

Jornalista

Carlos Cruz é uma das mais mediáticas pessoas no nosso país, e embora esteja preso haverá sempre quem nele veja o “Senhor Televisão”. Preso desde 2003 e com algumas ideias em stand by, a sua carreira no mundo da comunicação começou em Angola, aos 14 anos, numa estreia acidental que resultou de uma confusão com outro locutor. Quando regressou a Portugal fez o 1º ano de Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico de Lisboa. A televisão passou pelo seu percurso e foi o meio que o tornou nacionalmente conhecido: o seu programa de estreia foi o Teledesporto, na RTP, e mais tarde, em 1969, surge o Zip-Zip, emitido durante a Primavera Marcelista, com entrevistas a a diversas personalidades portuguesas, incluindo artistas cujo trabalho se via fortemente ameaçado pela censura. No público que assistia à gravação estava um agente da PIDE que regularizava a emissão.

Ângela Pinto

Actriz

No teatro ou na televisão, Ângela Pinto já conquistou um lugar de destaque no panorama da representação em Portugal. Choca-se com o facto de muitas pessoas ainda olharem para os actores com desconfiança e preocupa-se com a inexistência de uma política cultural no nosso país.

Carolina Mascarenhas

Coordenadora News Museum

Carolina Mascaranhas é coordenadora executiva do novo News Museum, em Sintra. Recebeu­nos na nova casa das notícias, que reúne em 3 pisos as notícias de um século mediático (o século XX e inicio do século XXI). Começamos com uma visita à sala que faz um retrato da Liberdade de Imprensa no mundo. Somos conduzidos pelos sons e pelas imagens  que fazem a história do nosso mundo, da televisão à . O presente e o futuro do Jornalismo, numa conversa com cheiro a café, e na companhia de um jornal.

Daniela Santiago

Jornalista/Docente

Daniela Santiago é natural da Covilhã, estudou no conservatório e decidiu enveredar pela área da comunicação. É Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE e Especialista em Jornalismo. É jornalista da RTP há 20 anos. Durante 17 fez parte da editoria de política do canal e em 2015 muda-se para Madrid onde será correspondente da estação púbica para a televisão e rádio. Deu aulas à licenciatura e ao mestrado de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social

Jacinto Lucas Pires

Escritor

Nasceu no Porto em 1974, mas atualmente vive em Lisboa. Filho de Francisco Lucas Pires e de Maria Teresa Bahia de Almeida Garrett, ambos ligados à política, seguiu direito por influência familiar, mas com o passar dos anos percebeu que não era esse o seu caminho. Em 1996 troca o direito pela escrita. Ainda na escrita mantém o blogue pessoal, O que eu gosto de bombas de gasolina, como forma de comentar alguns assuntos da atualidade. Foi ainda cronista no diário A Capital e frequentou a New York Film Academy, tendo realizado, com argumento seu, as curtas-metragens Cinemaamor (1999) e B.D. (2004).Atualmente, desde 2014, tem na TSF um espaço para as suas crónicas cantadas, “algumas ideias em forma de canção” e que semanalmente são criadas por si. Foi ainda mandatário da juventude da candidatura de Manuel Alegre nas eleições presidenciais de 2011.

Please reload

Júlia Leitão de Barros

Historiadora/Docente

Aluna de um dos maiores historiadores portugueses, Fernando Rosas, é Doutoranda em História ( FCSH-UNL). Lecciona História dos Media, nos cursos de Jornalismo e de Audiovisual e Multimédia, na Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa e é investigadora do Instituto de História Contemporânea ( FCSH-UNL).

Paula Guedes

Actriz

O teatro como um acto político, como gerador de mudanças na sociedade. É a visão de Paula Guedes, nascida no Porto e criada numa família ligada à representação. Passou pl’”A Barraca”, criada por Maria do Céu Guerra, e por muitos outros palcos do país.

Pedro Henriques

Ex-Jogador de Futebol

Pedro Henriques (n.1965). Foi árbitro de futebol durante 20 anos e é um dos mais respeitados comentadores sobre arbitragem. É licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar e especialista em Gestão Desportiva e Treino Desportivo.

Please reload

Pedro Mexia

Poeta/Comentador

Pedro Mexia nasceu em dezembro de 1972, em Lisboa. É poeta, cronista, crítico literário e comentador político.

É formado em Direito pela Universidade Católica. Escreveu crónicas no Diário de Notícias e no Público. Foi diretor da Cinemateca Portuguesa, publicou vários livros de poesia e de crónicas, e foi autor de diversos blogues.

Atualmente, escreve crónicas no Expresso, faz comentário político no "Governo Sombra" (TSF e TVI24), assina com Inês Meneses o "PBX" (podcast do Expresso em parceria com a Rádio Radar), assina a rubrica de cinema "O Quinteto era de Cordas", na Antena 3, coordena a coleção de poesia da Tinta-da-China, e é assessor cultural do Presidente da República.

Please reload

Sérgio Godinho

Músico/Compositor

Sérgio Godinho nasceu no Porto, em 1945. Foi entre viagens pela Suíça, França, Holanda e Canadá que se encontrou com a música. Em França, em 1971, gravou o seu primeiro disco, “Os Sobreviventes”. Ainda antes do 25 de Abril, e embora nem sequer estivesse em Portugal, já se podia ler nas entrelinhas das suas canções a revolta e inquietação sobre o estado do seu país. “Liberdade” é um forte exemplo desta revolta, quando diz que “Só há Liberdade a sério quando houver/Liberdade de mudar e decidir”. A ligação de Sérgio Godinho à cultura e às artes não se fica pela música. Desde cedo que faz teatro, no Porto, além das participações que já fez em várias peças, e conta já com onze livros publicados.

Please reload

bottom of page