top of page

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

3 DE MAIO // 17H

MUSEU DO ALJUBE

// MESA REDONDA MODERADA POR FRANCISCO SENA SANTOS COM JOSÉ PACHECO PEREIRA E PAULO MARTINS.

// UMA PARCERIA ENTRE O MUSEU DO ALJUBE - RESISTÊNCIA E LIBERDADE E A ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

// COMISSÃO ORGANIZADORA: HELENA PINTO JANEIRO E MARIA INÁCIA REZOLA

DOCS

Jornalista desde o tempo da revolução de 1974. Primeiro, como jornalista desportivo, no Record, jornal que tinha redação num sótão do Diário Popular, no Bairro Alto, num edifício que também albergava as oficinas para a composição a chumbo e a impressão dos jornais em papel.

A primeira vez na rádio foi nas eleições constituintes de 1975, repórter para a Rádio Renascença, então ocupada pelos trabalhadores.

A partir de 1976, sempre jornalista de rádio. Entrada para a RDP em janeiro de 1976, através de um concurso para redatores-locutores. Mudança para a TSF, em 88, para fundar a então Rádio Notícias. Regresso, depois, à RDP. Nestas duas rádios, com a tarefa de conduzir os noticiários da manhã (1983/2005).

Atualmente, correspondente da SBS Australia, cronista no Sapo24 Notícias e, sobretudo, docente de Jornalismo Radiofónico na Escola Superior de Comunicação Social.

José Pacheco Pereira nasceu no Porto, em 1949. Participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, e dirigente do PSD. Publicou mais de uma dezena de livros sobre História e Política. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da SIC Notícias Ponto Contraponto e faz parte do painel do mais antigo debate político português: a Quadratura do Círculo. É autor dos blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera. Dedica-se desde há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objetos ligados à memória da história contemporânea portuguesa. Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera.

53 anos, jornalista há mais de três décadas, integrou a redação de uma dezena de jornais, tendo exercido funções de chefia no "Jornal de Notícias" entre 1998 e 2014. Membro da Direção (1989-1993) e, atualmente, do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas, é ainda membro, eleito pelos jornalistas, da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. Professor convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa, desde 1998, é doutorado em Ciências Sociais, na especialidade de Ciências da Comunicação, e desenvolve investigação nos domínios da ética e da deontologia jornalísticas. É autor de "O Privado em Público - Direito à informação e direitos de personalidade" (Almedina, 2013).

bottom of page